"O desejo enquanto real não é da ordem da palavra e sim do ato."
"Todo amor é recíproco, mesmo quando não é correspondido."
LACAN
"A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas." (Freud)
A frase do desejo compreendo bem, mas de todo amor é recíproco gostaria de um exemplo. Abraço Cynthia.
ResponderExcluirSó há amor por um nome.
ResponderExcluirDisse o nosso gênio, tb.
Esta é a resposta que Miller dá em uma entrevista, quando perguntam a ele sobre essa frase do Lacan da reciprocidade do amor.
ResponderExcluirJ-A Miller: Repete-se esta frase sem compreendê-la ou compreendendo- a mal. Ela não quer dizer que é suficiente amar alguém para que ele vos ame. Isso seria absurdo. Quer dizer: “Se eu te amo é que tu és amável. Sou eu que amo, mas tu, tu também estás envolvido, porque há em ti alguma coisa que me faz te amar. É recíproco porque existe um vai-e-vem: o amor que tenho por ti é efeito do retorno da causa do amor que tu és para mim. Portanto, tu não estás aí à toa. Meu amor por ti não é só assunto meu, mas teu também. Meu amor diz alguma coisa de ti que talvez tu mesmo não conheças”. Isso não assegura, de forma alguma, que ao amor de um responderá o amor do outro: isso, quando isso se produz, é sempre da ordem do milagre, não é calculável por antecipação.
Obrigado, Lacan. Sem mais.
ResponderExcluirOlá amigos,
ResponderExcluirConheçam também outras frases da Psicologia, Psicanálise e Filosofia em:
http://www.frases.psicologiamsn.com/
Boa tarde, sou psicólogo e futuro psicanalista e no meu blog discorro sobre o cotidiano sob o olhar dessas linhas de estudo. O endereço é: www.monopattia.blogspot.com.
ResponderExcluirUm abraço,
Márcio E. Lopes
o amor não se explica
ResponderExcluir